segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Funções(Graficos Cartesianos)

Uma função é uma correspondência, sendo que a cada numero x corresponde um numero y. Normalmente, uma função é y=kx+b, sendo k o declive e b o ponto de origem na recta y, ou a imagem do objecto 0.

PONTO DE ORIGEM
Por exemplo, se y=2x+1, então:
y=2x0+1=1(x=0)
y=2x1+1=3(x=1)
y=2x2+1=5(x=2)
Eu acima disse que "b" equivalia ao ponto de origem na recta y, ou seja, era a imagem de 0. Podemos verificar isso com a conta que mostrei(y=2x0+1=1(x=0)).

DECLIVE
Pegando no exemplo anterior, se y=2x+1, então:
y=2x0+1=1(x=0)
y=2x1+1=3(x=1)
y=2x2+1=5(x=2)
Eu acima disse que "k" equivalia ao declive. Podemos verificar isso com a conta que mostrei"y=2x0+1=1(x=0)" e com "y=2x1+1=3(x=1)". Podemos verificar que então para o objecto 0 corresponde a imagem 1 e para o objecto 1 corresponde a imagem 3. Sendo a diferença 2, podemos concluir que o declive é 2.
Nota: O declive calcula-se subtraindo a imagem do objecto á imagem do objecto seguinte, e nunca ao contrário(subtrai a imagem de 0 á imagem de 1).

FUNÇÔES Y=KX

Sempre que y=kx+0(zero) então o ponto de origem na recta y será zero. Como não altera as expressão podemos retirar o "+0", ou seja, todas as expressões do género y=kb vão passar pelo ponto (0;0).
Sendo x a imagem e k um número constante, então xk = y, ou seja y/x=k. Como tal existe proporção entre y e x. Então, qualquer função do tipo y=kx existe proporcionalidade directa. k é a constante de proporcionalidade.

FUNÇÔES Y=B
Se retirarmos kx, então a todos os objectos (x) vai corresponder a mesma imagem (y=b). Então podemos concluir que qualquer função do tipo y=b será representado num gráfico cartesiano com uma recta paralela ao eixo dos x, sendo todos os seus pontos situados em b (eixo do xx).

Sem comentários:

Enviar um comentário